domingo, 3 de julho de 2011

Preconceito

(prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
Todo ser humano é preconceituoso. Mesquinha será a pessoa que ao ler esta postagem, negar.
O preconceito em muitas vezes vem de berço. Infelizmente! É um factor misturado por valores sociais como o do racismo religioso, sexual ou até mesmo de atitude como a minha por estar procurando ser franca comigo mesma.
Convivi durante anos com crianças de pré-escolar. Foi nesta área que pude constatar o número de preconceitos trazidos de casa por meus próprios alunos por culpa dos pais.
Citarei como exemplo, uma pergunta de um aluno de seis anos:
- Tia você é do mundo? - Perante a inocência que vi na pergunta daquela criança respondi:
- Sim, todos nós somos do mundo, pertencemos a este mundão de meu Deus. Um mundo cheio de plantas, com um céu maravilhoso como este a nos iluminar e um... - o mesmo interrompeu meu raciocínio me afirmando:
- Não tia! Eu não sou do mundo não. Eu sou cristão. Sou filho de Deus.
Foi quando minha ficha caiu. Percebi que o tal mundo que o mesmo falava era o da diferença de doutrina religiosa minha e da mãe do mesmo. O olhei com carinho, me aproximei lhe dando um abraço e respondi:
- Paixão todos nós somos do mundo maravilhoso de Deus. Só que a lição em busca deste entendimento, a tia não vai poder lhe ofertar, pois ela é muito longa. Bem diferente do (a,e,i,o,u) que a tia te ensina. Quando você estiver do tamanho da tia e bem letrado, conseguirá buscar entendimento a respeito do que a tia está tentando lhe dizer. - Dei-lhe um beijo e pedi para que o mesmo entrasse na fila e lavasse as mãozinhas para o lanche. Ele sorriu e respondeu meio intrigado.
- Tá bom tia!
O que me levou a fazer esta afirmação usando de franqueza comigo mesma, foi ter encontrado com esse menino que está com catorze anos e com a mesma dúvida.
Por mais que se tente fugir de palavra tão feia quanto esta, a mesma se encontra explícita diante da sociedade em que vivemos. Sendo assim, encontra-se explícita em todo ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário